Order:
  1.  4
    Lugares de atuação e tarefas das mulheres: a natureza (φύσις) como justificativa dos costumes (νόμοι) no Econômico, de Xenofonte.Janaína Silveira Mafra - 2024 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 34:e03423.
    Xenofonte foi um dos autores clássicos mais desconsiderados do último século. O descrédito que marcou seus escritos socráticos é uma consequência das conclusões a que chegaram, no começo do século XX, alguns historiadores que buscavam uma solução à Questão socrática. Segundo alguns comentadores, desde as origens dessa Questão, o testemunho de Xenofonte foi submetido a críticas impiedosas: 1) Xenofonte não era um filósofo, mas, sim, um militar e político e 2) Xenofonte se empenhava em defender seu mestre da acusação de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    As abordagens de Kojève e de Sartre do conceito hegeliano de reconhecimento.Janaína Silveira Mafra - 2018 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 16 (1).
    O artigo trata do tema hegeliano do reconhecimento (Anerkennung), que, graças aos cursos de Alexandre Kojève sobre a Fenomenologia do Espírito, ministrados na École des Hautes Études de 1933 a 1939, exerceu um forte impacto no pensamento francês do século XX. São explicitadas nele duas abordagens, uma otimista, a de Kojève, outra critico-construtiva, a de Jean-Paul Sartre.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  1
    Administração e dissolução do οἶκος no período clássico.Janaína Silveira Mafra - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-21.
    A hipótese deste artigo é que o Econômico de Xenofonte, considerado um diálogo socrático, fornece um modelo de economia ao qual Platão, de maneira radical, contrapõe-se na República ao propor a dissolução do οἶκος dos guardiões como uma das condições para a idealização da cidade justa. Na primeira parte dele, discorreremos sobre a administração do οἶκος no Econômico e, por conseguinte, sobre um ideal de economia e de mulher. Na segunda parte, mostraremos o caráter paradoxal –– levando em conta o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark